Governo de Portugal lança o programa Indústria 4.0

O Primeiro-Ministro António Costa apresentou no passado dia 30 de Janeiro a estratégia do programa “Indústria 4.0”, com objetivo de qualificar os trabalhadores portugueses dos setores público e privado para a chamada 4ª Revolução Industrial, ao mesmo tempo que se modernizam os setores “tradicionais” da indústria nacional. No total, é estimado que mais de 50 mil empresas sejam abrangidas pela estratégia agora apresentada.

Para sua elaboração foram consultadas cerca de 200 entidades – entre multinacionais, PME, startups, universidades e associações empresariais –para definir conteúdos, estratégias, metodologias e a agenda de implementação. Tendo por base a realidade da economia portuguesa, foram constituídos grupos de trabalho para o agronegócio, o varejo, o turismo e indústria automóvel.

O resultado são 60 medidas que incluem desde o papel de cada entidade nesse processo até os modelos de financiamento que injetarão na economia portuguesa algo em torno de € 4,5 bilhões nos próximos 4 anos. Aqui se incluem os incentivos de programas como o COMPETE 2020, que visam mobilizar os Fundos Estruturais Europeus para a Competitividade e Internacionalização, tendo criado o Vale Indústria 4.0 para apoiar entidades prestadoras de serviços especializados e fornecedores de tecnologia.

Outra grande aposta é no ensino, com a criação de programas de competências digitais e cursos técnicos especializados na indústria digital.

Para saber mais, acesse http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/meco/noticias/20170130-mecon-industria-4.aspx e http://www.poci-compete2020.pt/concursos/detalhe/AAC_01-SI-2017